Projeto Inova Amazônia – SEBRAE

O Sebrae está lançando o projeto Inova Amazônia para fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups e novos empreendimentos a partir de ideias inovadoras e que tenham como premissa a conservação, a preservação ou o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma amazônico.
A bioeconomia envolve um espectro de tecnologias e pesquisas que podem ser aplicadas para melhoria de diversas atividades econômicas de forma sustentável e inovadora, tais como: saúde humana e animal, segurança hídrica, energética e alimentar, químicos renováveis, aumento da produtividade agropecuária e energética, desenvolvimento de processos industriais de menor impacto ambiental e criação de empresas de base biotecnológica e empregos altamente qualificados. Isso possibilita a abertura de novas oportunidades de mercado, incremento e melhoramento da matriz produtiva e promoção do desenvolvimento territorial sustentável.
O Brasil abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial (Termo de Referência em Bioeconomia, SEBRAE, 2018), representando um grande potencial de geração de renda e ampliação de mercados para os pequenos negócios em diversos segmentos.
Durante todo o ciclo do projeto os participantes receberão assessoria do Sebrae e instituições parceiras através de palestras, cursos, mentorias, eventos e fóruns de discussão, com acesso a uma extensa gama de conteúdos exclusivos distribuídos em webinars, videocasts, podcasts, meetup, bootcamps, ideathons e muito mais.
Ao todo, serão 3 etapas classificatórias, abrangendo desde a preparação até a formalização e operacionalização do empreendimento. A primeira, denominada pré aceleração, terá caráter introdutório, buscando elevar o grau de maturidade das propostas e visando à construção do modelo de negócios. Durante a segunda etapa, de aceleração, os selecionados terão acesso, por seis meses, a uma bolsa de apoio financeiro para ser aplicada no desenvolvimento da ideia e do negócio, compreendendo a validação do problema a ser solucionado, a produção e a orientação para o mercado. Na última etapa serão tratados os aspectos de internacionalização do negócio.